Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Oscar Lindholm de Oliveira e Isaura Lopes de Oliveira

Oscar Lindholm de Oliveira e Isaura Lopes de Olivera



Oscar Lindholm de Oliveira , filho de Nanny de origem sueca e Francisco brasileiro de Pernambuco tinha o espírito livre e empreendedor que caracteriza os educadores , com uma inteligência brilhante exímio manuseio de materiais se tornou uma liderança importante no ensino técnico profissionalizante , inovador na decada de 30 . Escreveu livros técnicos e lecionou em escolas industriais e faculdades. Era um artesão no ramo mobiliário, constriu barcos, moveis e mobílias assim como maquinas e equipamentos. De porte atlético, raciocínio rápido, admirador da natureza e da astronomia, já falava de um tempo em que a humanidade iria falar uma só lingua. Ele costumava cozinhar por necessidade, , mas sempre gostou de culinária assim como se pai. Era culto e visionário como sua mae.

Se casou com Isaura Lopes , filha de um portugues de Lisboa , Alfredo Lopes e de uma brasileira do Rio de Janeiro, Tereza Guerra. Isaura elra muito bonita e charmosa, ele a conheceu em Sarandi SP onde foi lecionar, lá eles se casaram e tiveram seu primeiro filho Heitor. Como professor e inspetor do ensino profissional ele costumava mudar de cidade com a família . Assim Terezinha nasceu em Franca, Maria José em Ribeirão Preto, Ana Maria em Mococa e Maria Alice em São Paulo. Desconheço onde nasceram as tres meninas que morreram ainda crianças : Maria Luiza, Zilda e a mais nova Maria Helena.

Em 1932 Isaura ficou doente e Oscar teve ajuda da família para criar os filhos, as meninas mais velhas Maria José e Terezinha aos 8 e 9 anos foram para Brodowski morar com o avô Alfredo , sua segunda esposa Onória e suas filhas Ondina , Olga e Oderfla( Nena) por tres anos. Ana maria foi para São Paulo e Maria alice em Ribeirão Preto com sua madrinha Nicéia.

Aos 11 anos Maria José e Terezinha, com 12, foram estudar no colégio Interno Santana , em São Paulo, este colégio das Irmãs de São José de Chambéry, fundado e comandado por freiras francesas e foi fundado em 1894.

Nas férias escolares todos se reuniam no Sítio do Oscar , onde vivia o José Francisco e onde a Isaura passou a morar enquanto Oscar trabalhava para manter a família. Ao todo publicou dez livros e elaborou muitas apostilas, cujo conteúdo traduzia do Ingles e Frances devido a raridade de publicações em Portugues com ênfase profissionalizante.

Eram férias muito divertidas com os primos , todos netos de José Francisco . No sítio havia uma Mata com cachoeira, pomar, horta, criação de animais , plantação de uva . Ele cuidava de tudo e cozinhava para os netos que faziam longos passeios, e costumavam enterrar tesouros para o futuro nos caminhos por onde andavam.



Heitor Lindholm de Oliveira se casou com Odete Borges de Oliveira e teve dois filhos: Oscar e Heitor

Terezinha de Oliveira se casou com Claudio de Souza e teve quatro filhos: Cybele , Claudia, Flavio e Lia


Maria José de Oliveira se casou com Savério Osso Netto e teve quatro filhas: Raquel, Eni, Rosana e Renata


Ana Maria se casou com Nadir Firmani e teve quatro filhos : Oscar, Adélia, André e Ricardo

Maria Alice de Oliveira se casou com Francisco Testa e teve uma filha: Alice


Maria Luiza, Zilda e Maria Helena morreram na infância



4 comentários:

  1. Impressionante, essa é a história da minha família!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eni, você teve uma idéia genial só resgatar a história da nossa família.
    Como Regina e eu somos as primas caçulas muito do que foi dito foi novidade para mim.
    Amei conhecer. Parabéns a homenagem a Maria José foi linda e merecida
    Eu gostava muito dela e se você não lembra quando eram pequenas passei uns dias na sua casa.

    ResponderExcluir