Pesquisar este blog

sábado, 2 de novembro de 2019

O casamento de Nanny Victória e José Francisco

Nanny e José Francisco se casaram no dia 09 de fevereiro de 1899 em Santa Rita do Passa Quatro, SP ela com 21 anos e ele com 23 anos 

Santa Rita do Passa Quatro 


Uma pequena região, próxima ao rio Mojiguaçu e entre seus afluentes Rio Claro e Bebedouro, começou a ser habitada ainda no ano de 1820. Santa Rita do Passa Quatro foi fundada em 22 de maio de 1860 por Inácio Ribeiro do Valle e seu filho, Francisco Deoclesiano Ribeiro. À época, as terras, doadas por Dona Rita de Cássia Vilela para a construção de uma capela em homenagem à Santa Rita de Cássia, pertenciam a São Simão. A região já era conhecida como Passa Quatro, por causa de um córrego que leva esse nome. Com a edificação da pequena igreja, a cidade passou, então, a ser chamada de Santa Rita do Passa Quatro.

A cidade recebeu imigrantes italianos em diferentes épocas. A maior parte dos imigrantes italianos eram de famílias oriundas das regiões do Vêneto e Lombardia. Os imigrantes tiveram um papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural do Município no início do século XX, que por muitos anos viveu o auge da cultura de café nas fazendas aonde os colonos viviam.O desenvolvimento chegou através das lavouras de café, dos imigrantes italianos e da Companhia Ramal Férreo de Santa Rita, aberta ao tráfego em 1890 e incorporada à Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 1891

Resultado de imagem para santa rita do passa quatro turismo

Outro fato histórico e importante na formação cultural do Município foi o nascimento do consagrado compositor Zequinha de Abreu, autor do mundialmente famoso chorinho Tico-tico no Fubá, além de outras canções como Branca e Tardes de Lindoia. Zequinha de Abreu é até hoje fundamental na cultura santa-ritense, sendo seu nome e sua obra, vistos em diversos locais do município

Nesta cidade Nanny e José se estabeleceram ele proprietário de uma Confeitaria e uma espécie de Buffet  e recebia muitos produtos importados , e ela juntava dinheiro e trocava em libras esterlinas para que os filhos  estudassem assim formou um Dentista ,uma Farmacêutica ,e quatro no Magisterio.
Muito econômica e dedicada , ela comprava sapatos  uma vez por ano na  Loja Alemã em São Paulo, costurava para os filhos que viviam sempre muito bem vestidos.

A cultura caipira e os imigrantes italianos influenciaram fortemente a cidade no campo da Gastronomia. Santa Rita do Passa Quatro possui um dos maiores Festivais de Tradições Italianas do interior do Estado de São Paulo, que atualmente ocorre em Julho, com músicas e comidas típicas que são servidos na praça da Poeta Mário Mattoso, também conhecida como Praça da Estação.

Além disso, a cidade também é muito famosa por seus doces caseiros que são fabricados por tradicionais produtores da cidade, sendo os carros chefe a goiabada cascão, o doce de leite, o fudge, o chocolate, o doce de abóbora, dentre outros que além de serem conhecidos em toda a região também são importantes fontes de geração de emprego e renda no Município.

Além de possuir as quatro estações bem definidas, a Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro tem em sua extensão territorial rios importantes, como o Mojiguaçu, inúmeras Cachoeiras, o Parque Estadual do Vassununga, a reserva florestal Pé-de-Gigante, que além de abrigarem uma grande variedade de espécies nativas da fauna e flora, abriga um grande acervo de espécies de jequitibás-rosa (cariniana legalis), talvez o maior do mundo.


Neste contexto Nanny e José criaram seus filhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário